Pesquisa
avançada
12787 joguetes

Nerdman Review

Bradbury Stories (Ray Bradbury - 2003)

BRADBURY STORIES

100 of His Most Celebrated Tales

Harper Perennial; Reprint edition (April 5, 2005) - Paperback 912 pages Harper Perennial; Reprint edition (April 5, 2005) - Paperback 912 pages

Esse livro sensacional, da mesma forma que o mais antigo Stories of Ray Bradbury, coleciona 100 histórias curtas do velhote, das mais diversas épocas, desde os anos 40 até os 90. Claro que são 100 diferentes daquelas presentes no Stories of Ray Bradbury, então vale a pena mesmo ler esses dois, até porque essas histórias curtas funcionam melhor assim do que quando agrupadas pelo mesmo tema ou por personagens recorrentes para formar aqueles quase romances do tipo Crônicas Marcianas e Dandelion Wine. O Ray Bradbury, como todo mundo sabe, domina totalmente a técnica, suas histórias são de fantasia e seus temas preferidos são livros, a nostalgia pela infância e FOGUETES, então não vou ficar acochambrando e vou partir para um resumo de TODAS as 100 histórias presentes nessas 900 páginas compensadoras, capazes de ENTERTER o magrão por uns bons meses. Claro que é um resumo naquele estilo bruto e delicioso de ressaltar o óbvio e ignorar o verdadeiro sentido da coisa, aquele estilo que fez nossa armadura ganhar vida e já tornou este site um clássico moderno. Praticamente um REVIEW COMPLETINHO pra cada uma das 100 histórias, só que um daqueles reviews dos catálogos de casas de pirataria dos anos 80 que diziam "Jogo espacial bom" ou "jogo consagrado" ou "Mate a medusa do mal em seis fases."

Então, após uma introdução fodanchona onde Bradbury responde a clássica pergunta feita pelos burros, "de onde tira suas idéias?", sem apelar para a clássica resposta "do cu, DO cu!", ele comenta brevemente a origem de algumas das histórias dessa edição e partimos para a ação desenfreada com:

1 - The Whole Town's Sleeping

Essa é uma das histórias de Green Town, Illionois, reunidas no livro Dandelion Wine, uma série de histórias baseadas na cidade onde o Bradbury cresceu, com o Douglas Spaulding, o guri de 12 anos que era o Bradbury. Mas essa é uma das mais diferentes, apesar de manter o tom nostálgico VERÃO DOS ANOS 20: um estrangulador fodanchão conhecido como o Lonely One está matando mulheres na cidade e Lavinia Nebbs decide se arriscar e atravessar as ruas à noite (e a famosa RAVINE que separa a cidade ao meio, presente em várias outras histórias de Green Town), para ir ao cinema. Ela encontra um cadáver no caminho e a seguir rola uma das mais sensacionais e bem feitas histórias de suspense de todos os tempos. O final é fantástico e fez o meu amigo Sir Ian arremessar o livro contra a parede e gritar "Homessa! Mas que filho da puta!" como qualquer cavalheiro sensato faria.

2 - The Rocket

Um italiano fodanchão não tem dinheiro para pagar uma viagem de foguete para sua família e decide improvisar.

3 - Season of Disbelief

Outra história do Dandelion Wine em que uma velha colecionadora de tranqueiras do passado descobre que as crianças acreditam que as pessoas velhas nunca foram novas e que as coisas sempre foram como são. As fotos antigas dela certamente devem ser de outras pessoas e os objetos antigos também devem ser emprestados e nada que ela faça parece convencer as crianças.

Ray Bradbury Ray Bradbury

4 - And the Rock Cried Out

Um início sensacional e um casal branco viajando descobre que todos os brancos morreram na guerra NUCLEAR e os negros e espanicos dominaram o mundo. Agora eles fogem de carrinho pelo mundo enquanto todos negos querem matar eles. Sério.

5 - The Drummer Boy of Shiloh

Na noite antes da batalha, o general encontra o guri que toca tambor pros soldados marcharem na guerra.

6 - The Beggar on O'Connell Bridge

O Bradbury também fez uma série de histórias baseadas em suas experiências na época que passou na Irlanda escrevendo o roteiro do filme Moby Dick. Nesta ele demonstra que é um SUX pra mendigos.

7 - The Flying Machine

O imperador descobre que um chinês inventou uma máquina voadora, uma maravilha. E como é muito sábio, na mesma hora manda matar o cara e todo mundo que viu a máquina.

8 - Heavy-Set

Nesta PEQUENA OBRA originalmente publicada na playboy (o Bradbury escrevia bastante pra tudo que era revista), vemos um magrão viciado em musculação que na real é um MONGOLÃO perturbado.

9 - The First Night of Lent

As aventuras de Bradbury com seu motorista irlandês bêbado que decidiu parar de beber.

10 - Lafayete, Farewell

Ray explorando seu tema favorito, a nostalgia, nessa história dum velhote lembrando sua experiência na força aérea durante a segunda guerra.

11 - Remember Sascha?

Magrão relembra a época que a mulher dele ficou grávida.

12 - Junior

Velhote acorda e descobre que ficou com a PICA DURA após 30 anos broxa. Claro que imediatamente ele chama todas as mulheres dele pra contemplar o milagre.

13 - The Woman on the Lawn

Magrão vê o fantasma de uma mulher no jardim, mas na real será que ele é que não é o fantasma? Foi a mais fraca do livro.

14 - February 1999: Ylla

A primeira crônica marciana do livro mostra uma marciana antecipando a chegada de um terrestre.

15 - Banshee

O diretor fodanchão, na Irlanda, manda o magrão que tá escrevendo o roteiro do filme sair da mansão dele pra ir procurar o Banshee à meia-noite.

16 - One for His Lordship, and One for the Road!

Irlandês fodanchão que tinha um estoque sensacional de bebida decide sacanear todo mundo e, ao morrer, pede para ser enterrado com toda a bebida. Mas o padre e o Heeber Finn, o taverneiro recorrente nessas histórias da Irlanda, decidem dar um jeito de burlar o testamento.

17 - The Laurel and Hardy Love Affair

Romance entre um gordão e magrona fãs do Gordo e o Magro que é uma HOMENAGEM choramingante à dupla. Bem escrito pra caralho, quase fez o Sir Ian arremessar o livro de novo.

18 - Underseaboat Doktor

Psiquiatra tem um periscópio no consultório. Olhando por ali ele enxerga as loucuras das pessoas. Um magrão descobre e decide ficar famoso revelando e vendendo isso.

19 - Another Fine Mess

Outra homenagem ao Gordo e o Magro, que agora estão assombrando aquela escada por onde eles desceram perseguidos por um piano quando estavam trabalhando numa companhia de transportes.

20 - The Dwarf

Outro tema recorrente do Bradbury é O PARQUE DE DIVERSÕES DO MAL, e nesse rola um anão que todos dias vai na casa dos espelhos pra ficar se vendo num espelho que deixa ele normal. Claro que um dia o vendedor de ingressos decide sacanear e trocar o espelho.

21 - A Wild Night in Galway

Uma noite SELVAGEM na Irlanda.

22 - The Wind

Uma das histórias de terror, por ASSIM DIZER, publicadas na Weird Tales. Magrão se tranca paranóico em casa por acreditar estar sendo perseguido por um vento maldito que quer matar ele. A história é contada através de um amigo que recebe ligações do cara.

23 - No News, or What Killed the Dog?

O funeral do cachorro da família.

24 - A Little Journey

Malandrão constrói foguete para levar velhinhas numa viagem de turismo para ir encontrar Deus.

25 - Any Friend of Nicholas Nickleby's Is a Friend of Mine

Magrão que se diz Charles Dickens se hospeda na casa da vó de Douglas Spaulding em Green Town e começa a escrever o Conto de Duas Cidades. Claro que depois o Douglas Spaulding descobre a verdade sobre o cara.

26 - The Garbage Collector

Lixeiro fica preocupado pensando que em breve, por causa da guerra NUCLEAR, vai ter que recolher cadáveres na rua.

27 - The Visitor

Magrões com doença fatal são isolados em marte. Eis que colocam lá um magrão com poderes telepáticos capaz de projetar o que quiser na mente dos outros, fazendo eles se imaginarem em qualquer lugar. Os MORIBUNDOS resolvem cada um sequestrar o magrão para uso próprio enquanto o próprio magrão propõe ajudar a todos. Como diriam os mirqueiros nordestinos que frequentam canais de filosofia: "Uma prófunda analize sobri a ishtupideiz umana, hehehe, LOL".

28 - The Man

Astronautas chegam em marte e descobrem, numa cidade marciana, que um messias acaba de passar por ali. O messias faz milagres e a descrição dele e seus ensinamentos são os mesmos do mestre: JESUS!!!11! Os caras vão atrás dele.

29 - Henry the Ninth

O ultimo homem na Inglaterra, que teve que ser abandonada porque a guerra nuclear congelou o mundo e todo mundo tem que se mudar pra países como áfrica e brasil. O Bradbury, em toda sua genialidade, PREVIU o aquecimento global ao contrário.

30 - The Messiah

Grupo de padres de diversas religiões, estabalecidos em colônia marciana, estão discutindo sobre o retorno do messias (os católicos) e a primeira vinda dele (os judeus). Eis que CERTA NOITE o messias surge pra um dos padres. Mas em marte isso NÃO É BEM O QUE PARECE, magrão.

31 - Bang! You're Dead!

Caipira sobrevive na segunda guerra desviando de tiros, seu segredo é que ele acredita que tudo é uma brincadeira. Ele desvia das balas com GOSTO e acha que os mortos tão só fingindo. Mas tem magrões que não gostam disso quando descobrem e querem estragar tudo.

32 - Darling Adolf

Ator interpretando Hitler num filme decide ENCARNAR o ditador. Claro que o diretor é judeu.

33 - The Beautiful Shave

Anedota com um pistoleiro fodanchão metendo o terror no salão de um barbeiro no velho oeste.

34 - Colonel Stonesteel's Genuine Home-made Truly Egyptian Mummy

Uma história de Green Town que não foi pro Dandelion Wine. O véio coronel e Douglas Spaulding, num dia em que não têm nada pra fazer, decidem sacanear a cidade.

35 - I See You Never

Mr. Ramirez, imigrante ilegal, é expulso dos estados unidos.

36 - The Exiles

Nessa homenagem do Bradbury aos escritores MACRABOS, encarnações de Poe, Ambrose Bierce e outros estão exiladas em Marte desde que seus livros foram queimados na terra. Mas eis que os fodanchÕes que baniram a fantasia estão chegando em Marte e os escritores pretendem mandar ver uma resistência.

37 - At Midnight, in the Month of June

Esse não posso comentar sem spoilear, porque é a inesperada continuação de uma das histórias anteriores que tem o final ambiguo. A continuação é quase tão ambigua e enigmática quando esse final.

38 - The Witch Door

Casal escuta uns ruídos vindo da portinha sob a escada numa casa antiga e algo SINISTRO vem aí.

39 - The Watchers

Mais uma Weird Tale em que magrão acha que os insetos na verdade têm inteligência e controlam o mundo. Ele dedica a vida a fabricar inseticidas e só fala quando tem certeza de que não tem insetos por perto pra espionar. Os amigos acham que ele é paranóico por causa de um trauma de infância, mas a verdade é mais FRENÉTYKA E RADYKAL.

40 - 2004-2005: The Naming of Names

Breve texto sobre a Terrificação de Marte.

41 - Hopscotch

Nostalgia nesta história sobre um aniversário de 15 anos. Em Green Town, Illinois. Acho.

Bradbury ganhando um prêmio do Bush Bradbury ganhando um prêmio do Bush

42 - The Illustrated Man

Como o lugar de GORDÃO no parque de aberraçÕes já tá preenchido, gordo decide virar o Homem Ilustrado e vai até uma cigana MYSTYKA & TOTEMYKA que faz tatuagens mágicas no corpo dele, incluindo duas que ele só pode destapar daqui a algum tempo e que revelam dois fatos sobre o futuro. O gordão decide cobrar ingressos para os shows em que vai revelar essas tatuagens. Mas o que vai aparecer quando ele as descobrir?

43 - The Dead Man

Magrão vive jogado pelas ruas como se estivesse morto. Vai ver ele está mesmo.

44 - June 2001: And the Moon Be Still as Bright

Uma das expedições marcianas acaba em TRAGÉDIA quando um arqueólogo se revolta ao perceber que os astronautas estão destruindo todos os vestigios da antiga civilização marciana, fica louco e decide matar todo mundo.

45 - The Burning Man

Douglas Spaulding e a tia dão carona pro MAL em outra história alternativa de Green Town.

46 - G.B.S. - MARK V

Astronautas acham meio estranho o magrão que se diverte falando com o andróide George Bernard Shawn em vez de ficar comendo as andróides mulher e decidem sacanear ele.

47 - A Blade of Grass

Robôs condenam um robô cientista herege por ele tentar recriar formas de vida orgânicas.

48 - The Sound of Summer Running

A história do novo par de tênis que Douglas Spaulding quer ganhar no início do verão em Green Town.

49 - And the Sailor, Home from the Sea

Marinheiro velhote que perdeu a mulher aleatoriamente no mar morre e quer um enterro de marinheiro. :)

50 - The Lonely Ones

Dois astronautas fodanchões encontram uma pegada de mulher em marte e começam a brigar pra ver quem vai ficar com a possível marciana.

51 - The Finnegan

Milionário malandrão supõe que ARANHA GIGANTE está fazendo crianças desaparecerem e vai atrás dela.

52 - On the Orient, North

Enfermeira encontra fantasma no expresso oriente.

53 - The Smiling People

Uma das mais sensacionais weird tales do Bradbury, com um assassino fodanchão e psicótico.

54 - The Fruit at the Botton of the Bowl

Mais uma de assassino fodanchão, mas agora o cara é paranóico e não consegue parar de se preocupar com as impressões digitais que deixou na cena do crime.

55 - bug

bug era um DANÇARINO fodanchoso que ganhava todos os prêmios, mas que um dia parou de dançar.

56 - Downwind from Gettysburg

Magrão decide assassinar o andróide do presidente Lincoln só pra ficar famoso.

57 - Time in Thy Flight

Crianças do futuro visitam o passado numa máquina do tempo como parte de suas aulas, para ver como era.

58 - Changeling

Uma história semelhante à Marionetes, Inc. que tem em outro livro do Bradbury, sobre o mesmo tema: pessoas compram andróides para poder estar em dois lugares ao mesmo tempo sem precisar se incomodar. A mulher do magrão começa a desconfiar que ele tá usando um desses andróides para ir vê-la e suquinhá-la.

59 - The Dragon

Cavaleiros medievais encontram um DRAGÃO, só que não é bem isso.

60 - Let's Play "Poison"

Professor passa a odiar e evitar crianças desde que testemunhou umas crianças derrubando um guri por uma janela. Agora um amigo do professor pede para ele substituí-lo em umas aulas para crianças, mas crianças são do MAL.

61 - The Cold Wind and the Warm

Os irlandesdes fodanchões do pub de Heeber Finn estranham uns italianos que chegam no país.

62 - The Meadow

Faxineiro quer proteger cidade cenográfica que vai ser demolida em Hollywood.

63 - The Kilimanjaro Device

Cara, eu não lembro de nada dessa história.

64 - The Man in the Rorschach Shirt

Velho psiquiatra anda por aí com uma camisa rorschach perguntando pras pessoas o que elas veem.

65 - Bless Me, Father, For I Have Sinned

Padre acorda com o pressentimento de que deve abrir a Igreja na madrugada do Natal e realmente um magrão chega pro confessionário bem na hora.

66 - The Pedestrian

Quase que um dos protótipos do Farenheit, um magrão vai preso e é executado só por estar caminhando na rua de noite em vez de ter ficado em casa vendo televisão como as pessoas normais.

67 - Trapdoor

Velha de repente nota uma porta pra um sótão na casa que ela não tinha percebido antes e começa a ouvir barulhos estranhos vindo de lá.

68 - The Swan

Mais uma história do Dandelion Wine, em que um magrão se apaixona pela foto de uma guria sem saber que era foto antiga e descobre que na real ela é uma velhota.

69 - The Sea Shell

Guri ganha uma concha e, porque é uma weird tale, desaparece.

70 - Once More, Legato

Magrão percebe que os pássaros estão cantando uma música complexa e decide anotar e vender a composição como se fosse dele, ficando rico.

71 - June 2003: Way in the Middle of the Air

Os NEGROS compraram um foguete e estão fugindo para Marte para escapar do racismo, mas um TEXANO fodanchão não gosta da idéia.

72 - The Wonderful Death of Dudley Stone

Magrão decide procurar um escritor desaparecido para descobrir porque ele parou de escrever no auge da carreira.

73 - By the Numbers!

Sargento fodanchoso coreia o filho o tempo todo.

74 - April 2005: Usher II

Revoltado contra os CENSORES que queimam os livros no universo do Bradbury, o que vai conduzir ao futuro descrito em Farenheit 451, milionário decide construir uma réplica da casa de Usher em Marte, mas o comitê da fodancha vem da terra para reprovar.

75 - The Square Pegs

No futuro os loucos são levados para planetas que correspondem a suas loucuras, onde são considerados normais. Por exemplo, se o cara pensa que é Napoleão, é levado para um planeta de loucos que pensam que são franceses esperando Napoleão e por aí vai. Magrões vão levar a irmã louca que pensa que é Catarina da Rússia pra um desses planetas. Destaque ALÉM DA IMAGINAÇÃO para o momento em que eles caem no planeta dos loucos assassinos canibais.

76 - The Trolley

Nesta história do Dandelion Wine, Douglas Spaulding anda pela ultima vez no Trolley antes dele ser desligado e substituído por ônibus.

77 - The Smile

No futuro, após a guerra nuclear, os sobreviventes vandalizam obras de arte para mostrar revolta aos homens do passado.

78 - The Miracles of Jamie

Guri pensa que é milagroso e só se fode.

79 - A Far-away Guitar

Velha passa o ano trancada em casa e só aparece na frente no Verão.

80 - The Cistern

Velhota conta história de terror pra irmã sobre uns CADÁVERES nos esgotamentos da cidade.

81 - The Machineries of Joy

Padre irlandes irritado com padre italiano.

82 - Bright Phoenix

Mais um precursor do Farenheit. Começam a queimar os livros na biblioteca de uma cidade e os magrões começam a decorá-los a fim de mantê-los vivos.

83 - The Wish

Magrão deseja que o pai volte a vida por algumas horas.

84 - The Lifework of Juan Díaz

Juan Díaz está prestes a ser despejado de sua tumba porque a mulher não tem dinheiro pra pagar o aluguel.

85 - Time Intervining/The Interim

Magrão está vendo várias fases de sua vida e interagindo consigo mesmo a moda louca.

86 - Almost the End of the World

Todas as televisões do mundo pararam de funcionar.

87 - The Great Collision of Monday Last

Bradbury se impressiona por ter muita bicicleta na Irlanda, a ponto de ciclistas terem acidentes fatais o tempo todo.

88 - The Poems

Magrão tem o poder de capturar as coisas em seus poemas. Tudo que ele escreve deixa de existir. Então ele pensa em escrever sobre o universo e acabar com tudo, para pavor da mulher dele.

89 - April 2026: The Long Years

O capitão daquela história do arqueólogo louco volta pra Marte 20 anos depois e encontra um dos astronautas que ficou morando lá. Só que a família do astronauta não envelheceu nem um ano e o cara parece estar morrendo.

90 - Icarus Montgomery Wright

Veadagem sobre voar.

91 - Death and the Maiden

Velha se fecha em casa para fugir da morte e a morte quer entrar.

92 - Zero Hour

As crianças estão brincando de um estranho jogo chamado Invasão, construindo artefatos bizarros e falando coisas sobre outras dimensões, de onde recebem as orientações para o jogo.

93 - The Toynbee Convector

Magrão viajou pro futuro numa máquina do tempo e trouxe evidências de que a humanidade prosperou. Só que ele guarda um segredo que vai ser revelado na velhice.

94 - Forever and the Earth

Magrão obriga amigo dele a construir uma máquina do tempo pra trazer Thomas Wolfe para o futuro para escrever sobre foguetes.

95 - The Handler

Embalsamador fodanchoso é coreado por todos e desconta nos cadáveres.

96 - Getting Through Sunday Somehow

Bradbury não tem o que fazer domingo na Irlanda.

97 - The Pumpernickel

Magrão se lembra dos amigos do colégio e decide entrar em contato com eles após vários anos sem vê-los.

98 - Last Rites

Magrão constrói uma máquina do tempo facilzinho e decide encontrar escritores antes deles morrerem na miséria para dizer que deu certo e eles ficaram famosos.

99 - The Watchful Poker Chip of H. Matisse

Cara toscão fica famoso entre intelectuais justamente por ser toscão, mas ele se liga disso e tem que se esforçar pra se manter tosco se quiser continuar com a atenção deles.

100 - All on a Summer's Night

Douglas Spaulding alegra a bibliotecária da cidade que niguém quer.

leia mais Nerdman Review

Últimos jogos vistos

tu se acha o ardcór das parada?