Esse jogo me foi apontado pelo mojo, no Baalbek, enquanto discutíamos um jogo meio besta de nintendo DS onde tu és um médico com super poderes e fazes cirurgias. Não joguei ainda, mas não acredito no potencial. O referido rapaz me disse que existiam dois jogos mais realistas: um de cirurgia geral e outro de neurocirurgia.
Entenda, eu sou estudante de medicina, no fim do terceiro ano, e esse papo de cirurgia me arranca lágrimas dos olhos. Achei que podia ser interessante e catei. E gostei.
Tu começas em um hospital, onde tens que fazer login. Então tu és chamado pra salinha de aula, onde te dão noções básicas de como interagir no jogo. É engraçado que é realmente muito básico, só te explicam como fazer uma coisa depois que tu já fez ela de maneira equivocada. Isso é meio surreal mas não chega a atrapalhar.
O jogo tem duas partes, cada uma com um momento clínico e um momento cirúrgico. O momento clínico peca pela falta de variedade, são poucas doenças clínicas (três no primeiro momento e duas no segundo momento), e o exame físico se resume à palpação abdominal (sendo que para um aneurisma de aorta, uma das doenças do jogo, poderia haver alteração na ausculta abdominal, na cólica renal alteração na punho-percussão lombar, etc). Esse momento do jogo fica sendo mais um construidor de tensão para o momento mais divertido: a cirurgia.
Ao fazer o diagnóstico de uma doença que demande tratamento cirurgico (apendicite aguda e aneurisma maduro de aorta), tu levas o paciente para o bloco cirúrgico, onde a região que vais operar está a mostra. Tu deves tomar cuidados anestesiológicos (cuidar do ritmo cardíaco e ligar a anestesia antes de começar a operar, hehe), lavar as mãos, por o campo (os panos estéreis que ficam em volta da região a ser operada), etc. Bem bacana. Depois incisas a pele, clampeias os vasos que sangram, cauterizas (ou suturas), etc. Pele, gordura, musculo, peritônio, enfim, até chegar ao intestino e operar o apêndice podre, ou passar o intestino, abrir o peritônio posterior e expor a aorta gordita.
Não é um jogo longo. Uma pessoa que saiba como proceder no jogo pode terminá-lo em menos de 15 minutos. O desafio do jogo é justamente aprender a fazer os diagnósticos e a realizar a cirurgias de maneira perfeccionista. O nivel de complexidade é baixo, porém é muito divertido enquanto dura.
Um polegar estendido, mas acho que ninguém que não se interesse um pouco por buchada vai gostar.
clique para incluir comentário
Biing! Sex, Intrigue and Scalpels
M*A*S*H (Atari 2600)
Microsurgeon (PCjr) (PCjr)
My Lolita (PC-88)