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  • PC DOS
  • 1994
  • Disquete 3 1/2
  • 2 Modem Simultâneo
  • DOSbox
  • arquivo WARCRF1.zip temporariamente indisponível
  • entrada

  • campanha dos humanos

  • primeira fase

  • orcs num labirinto

  • orcs em formação

Embarcando na onda do Dune 2, a Blizzard resolveu fazer seu primeiro jogo de estratégia em tempo real. Pena que ficou bem mais chato do que o Dune 2. :(

Neste jogo, o jogador escolhe a facção dos orcs ou a dos humanos, constrói uma base para obter uma linha de produção e junta tropas para combater o inimigo em campanhas ou mapas custom. Em alguns mapas das campanhas, que são dentro de alguma caverna ou castelo, não rola construção e o jogador já começa com uma tropa, coletando soldados pelo caminho. A Blizzard gostou tanto disso que repetiu a idéia em todos os jogos de estratégia que ela produziu.


Os humanos tem footmans, arqueiros. balistas, cavaleiros e magos. Os orcs tem grunts, atiradores de machado, catapultas, wolf raiders e bruxos. As diferenças entre as unidades são sutis, sendo mais notáveis nos magos e bruxos, apesar de ambos poderem invocar criaturas. Ou seja, não há diferenças relevantes entre os orcs e os humanos exceto pela multimídia.


O jogo tem uma historinha medieval legalzinha e era jogável para a época, mas uma visão crítica revela alguns defeitos como os bonecos do jogo serem muito pequenos e ainda não terem aprendido a usar o botão direto para fazer ações no jogo; ele é usado para map scroll, em vez disso. Pelo menos botaram algumas teclas de atalho.

Acredito que foi o primeiro jogo de estratégia em tempo real a ter opção de duelo por modem ou cabo serial, apesar de rolar vários bugs no duelo e o primeiro que pesquisasse a mágica de summon tora ganhava uma vantagem tremenda no jogo.


Bah! O Warcraft 2 ficou bem melhor. Pelo menos aprenderam a lição e fizeram algo decente.