Vejam só, a Konami era uma das poucas fabricantes que fazia jogos de ação com bonecotes para MSX2, invés de apenas RPGs.
Os jogadores de nintendo costumam idolatrar o famoso Castlevania, o arcade onde um matador de vampiros munido de chicote invade o castelo do Vladimir. Mal sabem eles que o jogo não originou-se no videogame vagabundo, mas sim no msx2. Contemplem a primeira versão de Castlevania, OTAKUs! Todos vocês estavam errados! Deixa o Senhor te penetrar!
E o que é mais interessante é que esta versão é muitas vezes superior a do nintendo. A jogabilidade é mais fodanchona (nbséc), tem mais itens e sacanagens que foram cortadas do nes, e o que é melhor: não basta ficar avançando e matando feito um retardado, para passar de fase tens antes que encontrar a chave branca, que geralmente está muito bem escondida em uma das paredes que podem ser destruídas.
Tens várias opções de armas, podes comprar itens e abrir baús (com chaves douradas ou um pitoco que serve de lockpick), e a cada três fases enfrentas um mestre tirado de clássicos do terror (múmia, frankenstein e no fim o próprio Drácula).
Os gráficos nunca achei grande coisa, apesar de também serem melhores que o da famosa versão nintendo, mas as fases variam bastante, tem o castelo, o laboratório do vampiro, as cavernas e até a torre do relógio com suas engrenagens gigantes, que é a fase final. Sim, é claro que tem mais fases que o do nintendo. Eu já disse que o do nintendo é uma merda?
A dificuldade é intensa, mas nada que uma decoreba não resolva.
As músicas são clássicos supremos e me fazem choramingar de emoção feito um gigante e titânico Vigia sensibilizado com a pequenez da humanidade ao contemplá-la enfrentando a ameaça de Galactus.
Depois de jogar Vampire Killer só posso concluir que o Castlevania de NES fez sucesso porque o nintendo era muito mais famoso que o msx2, principalmente fora do Japão. Até hoje ainda acho este mas agradável que os de super nes e playstation.
3 comentários
Akumajou Dracula (X68000)
Akumajou Dracula X - Chi no Rinne [KMCD3005] (PC Engine)
Castlevania (Nintendo - NES)
Castlevania - Symphony of The Night (Playstation)
Castlevania Bloodlines (Mega Drive)
Castlevania Chronicles [SLES-03532] (Playstation)
Castlevania Spectral Interlude (ZX Spectrum 128)
Haunted Castle (Arcade)
Master of Darkness (Master System)
Rusty (PC-98)
The Curse of Issyos (Windows)
Vampire Killer (genesis) (Mega Drive)