Pesquisa
avançada
12757 joguetes

Zanac

Zanac A.I.

Zanac 3 (hack)

  • MSX
  • 1986
  • Cartucho
  • 1
  • zanac.zip
  • é sempre isso

  • os olhos

  • a parte vermelha

  • mais olhos

  • ainda mais

  • Round 0

  • eis aqui o CARALHO FODEDOR, cedido gentilmente pelo John Dog Holmes

Considerado um clássico dos jogos de tiro, mas nunca achei muita graça, é repetitivo demais e o cenário é sempre o mesmo: a nave voa pelo rio, pelo chão vermelho e pelo chão verde e é só. Os mestres são sempre os olhinhos do Perdurabo.

Mas tá tudo aí, as 8 armas diferentes (a maioria inúteis) e os inimigos psicóticos. E como vinha pouco inimigo. Era tudo verdade, a superinteressante estava certa sobre os campos morfogênicos.


Tem duas maneiras de chegar no final: indo normalmente ou com o truque de que algumas esferas amarelas dos totens, quando ficam na tela muito tempo, se tornam pretas. Tens que pegar a certa pra warpear pra fase final. Claro que tem uns totens no final que soltam 2 bolas!


Essa manha dos totens te leva pra fase 0, a fase secreta, que é um pouco mais difícil que as outras (mas nem tanto) e daí tu pula pra ultima, a fase 8. Muitas pessoas acreditam até hoje no rumor de que é impossivel chegar na ultima fase jogando normalmente, o que é uma tremenda besteira e serve para mostrar que Zanac é um jogo muito mais comentado do que jogado de verdade.


pode ser quase retard e quase sem graça, mas para a época era bom pra caralho!!! m/


Não é necessário usar os totens para ir até o final. Eles são apenas uns warps. Prefiro jogar o jogo inteiro. BUM BUM BUM


na época eu achava uma merda e já quiseram me bater por causa disso.


Também venci agora há pouco sem pegar atalhos, o jogo é fácil demais, na fase 6 eu ja tava com 23 vidas. Se tu pega a arma 7 fica MUITO FÁCIL, sem ela é só FÁCIL DEMAIS, porque a 7 destrói os tiros dos inimigos.


Essa história dos atalhos, aliás, gerou uma geração de mongóis que nunca venceram o jogo (tinha retardado que achava Zanac difícil) e que acredita até hoje que é impossível vencer sem pegar o tal atalho. Esse boato começou a ser espalhado depois que o Gama publicou no jornalzinho dele a dica dos atalhos sob o título "Como chegar no final do Zanac 2" ou algo assim. Muita gente que mal tinha jogado ou por achar dificil demais ou só porque Zanac é meio entediante (a única fase diferente mesmo é a 8), interpretaram a coisa de modo que não daria pra vencer o 1 também sem pegar tal atalho. Dizem tais mongolões que o jogo ficaria preso em loop na fase 7... Vejam só até onde vai a idiotice. Como disse o meu considerado Corongo, quem não vencia ou não conseguia jogar os jogos, naquela época, costumava inventar historinha.

Hoje, em pleno 2008, ainda rola desinformação desse tipo e ex-jogadores fracassados cresceram mas continuam com a mesma mentalidade, ou passaram a acreditar nas próprias mentiras, como exemplifica esse mail enviado por Julio Marchi, o conhecido Grilo Falante que atacou o MESTRE Carchano numa CPU MSX (este email trasncrito abaixo está disponível publicamente nos arquivos públicos da lista de discussão msxbr-l na internert e foi publicado originalmente nessa lista, para quem quisesse ler, apenas transcrevemos aqui o conteúdo de tal página):


eu disse na lista: que eu saiba o negocio preto é só um atalho, mas da pra chegar no fim

do zanac jogando normalmente, sem pegar atalho nenhum.


e o Julio Marchi disse:

"Não dá não!


No Zanac 1 a única forma de chegar na última fase é através do portal que se

abre quando se pega a bola de energia certa e depois que ela muda para a cor

negra. Se não for assim vc fica ali, na penúltima fase, em loop infinito!


No Zanac 2 é a mesma coisa, mas o totem que libera a bolinha certa é outro!


O Zanac 3 nada mais é que a última fase do Zanac 1 que entra direto com se

fosse a primeira! :P


Já no Zanac Excellent eu não me lebro, mas acho que ele também tem algum

truque pra chegar na fase final!


O Zanac é um dos grandes jogos do MSX. Melhor que ele só mesmo o Aleste! :D


[]s

Julio Marchi"


Imbecilidade total. E notem o típico comportamento de baixinho gordinho inventão: a prolixia, não basta falar do jogo, tem que escrever um texto inteiro descrevendo toda a SAGA CÓSMICA, todos os capítulos da série, fazer um choramingo. Quando a verdade é uma só. Respondi:


"Não, você está errado.

Acabo de jogar zanac 1 pra confirmar e não peguei nenhum atalho (bola

preta) durante todo jogo.

Pra quem não sabe o que acontece: após matar o ultimo mestre da fase

7, a tela fica preta e vai pra fase 8, a única com os gráficos

diferentes. Depois de matar o mestre da fase 8, surgem mais dois

mestres, sendo o ultimo 3 cérebros. Depois de matar eles, o jogo volta

pra fase 0 e aparece o staff."


Vejam que Julio não quis acreditar. Não pode ser! Mesmo eu tendo jogado o cartucho original, a versão da mente do Grilo Falante tem que ser a correta:


"Não quero ser chato mas é bem provável que esta versão sua esteja mexida

para que da fase sete sim vá para a fase 8 sem pegar bolinha nenhuma.

Eu joguei MUITO o Zanac 1, era realmente viciado no jogo, e posso garantir

que na versão em fita (e nas primeiras versões em disco) a fase 7 era um

loop infinito. Eu mesmo ajudei muita gente a passar pra fase 8!

Eu me lembro que eu dava "voltas e mais voltas" na fase 7 pegando as

bolinhas dos outros totens pra saber se levavam a algum lugar diferente (e

se bem me lembro tem uma FDP que te leva de volta pra fase 2).

Nota: o Zanac foi um dos jogos mais FUTUCADOS do MSX. Eu já vi versões do

mesmo com diferenças sutis, tipo: menos ou mais inimigos, um pouco mais

lento ou mais rápido, etc. O Zanac 2 é um remake do mesmo (sem nada de mais

adicionado apenas com as fases diferentes) e o Zanac 3, com eu disse antes,

a fase 8 do Zanac 1 que entra direto!


[]s

Julio Marchi"


Não quer ser chato mas vai inventar que o jogo foi mexido (o cartucho original foi mexido, essa é boa) e vai descrever outros jogos que nem estavam sendo comentados. O cara simplesmente não tem argumentos, mas vai negar a realidade até o fim. Assim funcionavam, e parece que ainda funcionam, as mentes dos baixinhos gordinhos que não sabiam jogar e ficavam só olhando.

Outros detalhes que poucos (é, vejam que tem gente até hoje que ainda põe em suas páginas uma seção de links sempre com um link para o google, descrevendo-o como se alguém não conhecesse: "www.google.com - ferramenta de pesquisa na internet") que poucos conhecem, são o fato de que podes atirar o tiro normal no shift e o especial no x (espaço atira os dois juntos) para economizar o especial, e também podes destruir os totens que ficam parados na tela do mestre, basta atirar muito neles. Cada totem destruido vale uma vida (como se alguém precisasse de mais vidas em Zanac.)

Só não sei pra que serve aquele número abaixo das letras ALC no topo da tela, deve ser a regulagem da DIFICULDADE automática.


Zanac 3 (hack) é um hack do Zanac pro jogo já começar na fase 0, que te leva diretamente à última fase e pode ser acessada através das bolotinhas secretas dos moais no jogo original.

Quando foi lançado, os otários que não conheciam a fase 0 queriam a todo custo dar o cu pro joguinho.

Outras versões:

Zanac 3 (hack)

zanac3.zip